
Ingredientes:
225g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225g de açúcar
4 ovos grandes
100g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de leite
manteiga para untar a forma
Cobertura:
140g de chocolate negro
100g de manteiga sem sal
55g de açúcar em pó
1. Aquecer o forno a 180ºC. Untar o fundo com manteiga e forrar duas formas de 20cm ou de 24 cm com papel vegetal. Untar com margarina também o papel.
2. Numa taça bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo.
3. Adicionar os ovos uma a um e bater entre cada adição.
4. Adicionar o leite, a farinha, o fermento e o cacau. Mexer muito bem.
5. Dividir a massa pelas duas formas. Levar ao forno durante 25 minutos. Depois de cozido, retirar do forno e deixar arrefecer.
6. Para preparar a cobertura: derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Depois do chocolate derretido e já fora do lume, adicionar o açúcar em pó e mexer muito bem com uma vara de arames. Deixar arrefecer um pouco e depois barrar o bolo.
7. Colocar uma das bases do bolo num prato de servir. Regar com o molho de chocolate. De seguida, colocar a outra base do bolo e cobrir com o restante molho de chocolate.
Este bolo dá para 6 a 10 pessoas. Não fica muito grande. Decorei com fisalis ou como se diz nos Açores, tomate-capucho (acho o nome uma delícia!). O dourado destas bagas sobressai em bolos de chocolate.
Já agora, a receita original sugere que se derreta o chocolate em banho-maria e que se bata o açúcar com a manteiga e depois se misture tudo. Eu optei por fazer de maneira diferente e gostei do resultado.